Case

Cobrança de mensalidades recorrentes em escolas e faculdades

22 de maio de 2023

Em meio a desafios macroeconômicos, é necessário investir em planejamento estratégico e ferramentas que garantam maior previsibilidade financeira para empresas do setor de comércio e serviços como, por exemplo, escolas e faculdades.

Segundo o último relatório Focus do Banco Central, a taxa Selic demonstrou estabilidade na faixa dos 13%, o que indica uma patamar de juros altos e que deve afetar a saúde financeira de consumidores e consequentemente, alavancar a inadimplência.

Nesse contexto, a cobrança de mensalidades recorrentes em escolas e faculdades se apresenta como uma forma de pagamento capaz de garantir a sustentabilidade financeira dessas instituições.

No entanto, ainda existem dúvidas por parte dos gestores das instituições de ensino sobre como esse modelo funciona na prática.

Por isso, neste artigo, discutiremos as principais questões relacionadas à cobrança de mensalidades recorrentes em escolas e faculdades, analisando seus benefícios e a melhor forma de implementá-la com eficiência. Acompanhe!

  • Como uma cobrança de mensalidade recorrente funciona?
  • 5 vantagens da cobrança de mensalidade recorrente em escolas e faculdades
  • Descubra a plataforma que vai transformar as entradas financeiras da sua instituição de ensino

Como a cobrança de mensalidades recorrentes funciona?

A modalidade de pagamento recorrente tem se tornado cada vez mais popular, já que oferece praticidade e comodidade tanto para os clientes quanto para as empresas que oferecem produtos e serviços.

Geralmente, a cobrança recorrente é realizada por meio de cartão de crédito ou débito automático, mas também pode ser feita por meio de boletos bancários e Pix.

Esse modelo de cobrança é bastante popular em serviços como:

  • Assinaturas de revistas;
  • Planos de academia;
  • Serviços de streaming, entre outros.

No caso de escolas e faculdades, a cobrança de mensalidades recorrente é uma forma prática e segura de pagamento, pois permite que elas tenham uma previsibilidade financeira em relação às entradas, uma vez que sabem exatamente quanto dinheiro irão receber a cada mês.

Além disso, torna-se um modelo de pagamento atrativo para clientes, pois permite que eles planejem melhor seus orçamentos e tenham acesso a uma maior diversidade de formas de pagamento.

Na prática, a cobrança de mensalidades recorrentes em escolas e faculdades pode ser implantada desde a matrícula, automatizando as entradas de pagamentos a partir dos dados disponibilizados pelo cliente.

Isso é feito no momento em que a cobrança recorrente é configurada no sistema adotado pela instituição de ensino, especificando o período de recorrência e os dados de pagamento escolhido pelo cliente.

Por isso, vale ressaltar a importância da adoção de uma plataforma que garanta segurança para instituições e clientes, viabilizando as entradas e dispondo do mais alto nível de proteção de dados, como é o caso Cyclopay.

Agora que você já sabe como funciona na prática a cobrança de mensalidades recorrentes em escolas e faculdades, deve estar se perguntando quais os benefícios que a implantação desse modelo de cobrança oferece para o seu negócio.

Por isso, não deixe de conferir o próximo tópico!

5 vantagens da cobrança de mensalidade recorrente em escolas e faculdades

As flutuações econômicas dos últimos anos alavancaram a taxa de inadimplência que assola a gestão financeira de muitas escolas e faculdades.

Um exemplo disso é que o risco de falência afetou cerca 30% das instituições de ensino particular do país entre 2021 e 2022.

Além disso, a alta da taxa básica de juros e o IPCA também elevaram os custos de manutenção de infraestrutura de escolas e faculdades.

Com isso, as instituições necessitam de mais previsibilidade nas entradas para planejar melhorias estruturais e colocar seus próprios pagamentos em dia.

Dessa forma, mostra-se evidente o quanto a cobrança de mensalidades recorrentes em escolas e faculdades pode ser de grande valor para uma gestão financeira mais sustentável.

Para ressaltar ainda mais essa constatação, listamos abaixo as principais vantagens que esse modelo de cobranças oferece para o seu negócio. Confira:

1. Maior poder de negociação de valores atrasados e redução de inadimplência

A cobrança recorrente pode reduzir significativamente a inadimplência, já que os pagamentos são automáticos e geralmente ocorrem em datas pré-acertadas.

Isso também reduz a necessidade de esforços e recursos para cobrar dívidas de alunos, o que pode ser um grande alívio para a equipe administrativa da instituição.

Além disso, a recorrência também apresenta facilidade na cobrança de débitos já existentes, permitindo que as escolas e faculdades possam oferecer ofertas especiais para quitação via parcelamento no cartão de crédito.

2. Diversificação dos meios de pagamento

Ao diversificar suas formas de recebimento, as instituições de ensino também passam a contar com um atrativo extra para aumentar suas vendas.

Os responsáveis, no caso das escolas, e alunos de faculdades podem escolher entre diversas formas de pagamento, dependendo do que for mais conveniente para eles. Entre as opções, podem ser incluídos:

  • Cartões de crédito;
  • Cartões de débito;
  • Boletos bancários;
  • PIX.

3. Gestão mais eficiente

Com a cobrança recorrente, as instituições de ensino podem automatizar o processo de cobrança de mensalidades, economizando tempo e esforços em tarefas administrativas.

Isso permite, por exemplo, que o time operacional se concentre em tarefas mais de melhorias internas, como:

  • Mais suporte ao aluno;
  • Planejamento e desenvolvimento de programas para instituição;
  • Criação de campanhas para atração de novos alunos.

4. Melhor experiência para o cliente

A cobrança de mensalidades recorrentes em escolas e faculdades oferece uma experiência de pagamento mais conveniente e simplificada para os clientes, o que pode melhorar sua satisfação e fidelidade à instituição de ensino.

Eles não precisam se preocupar em lembrar datas de pagamento ou passar por processos complexos de cobrança, tornando a experiência de pagamento mais agradável e tranquila.

5. Previsibilidade das entradas

A cobrança de mensalidades recorrentes permite que as instituições de ensino prevejam melhor a receita mensal, tornando mais fácil gerenciar as finanças da escola.

Com essa previsibilidade, as escolas podem planejar melhor seus gastos e investimentos em melhorias, como atualização da infraestrutura ou contratação de novos profissionais.

Quer saber como a Cyclopay pode ajudar você a levar todas essas vantagens para sua escola ou faculdade? Então, veja a seguir!

Descubra a plataforma que vai transformar as entradas financeiras da sua instituição de ensino

Como detalhamos acima, a cobrança de mensalidades recorrentes pode ser uma das ferramentas aliadas de escolas e faculdades que buscam uma gestão financeira mais sustentável.

Dessa forma, você deve estar pensando como é possível viabilizar a implantação das cobranças recorrentes e, assim, automatizar o pagamento das mensalidades dos alunos da sua instituição.

Então, está na hora de conhecer a Cyclopay, a plataforma está transformando o modelo de cobrança das mensalidades de escolas e faculdades.

Com ela, você tem acesso a uma tecnologia que une expertise financeira e facilidade sob medida para o seu negócio.

A Cyclopay proporciona a escolas e faculdades um jeito simples de gerir entradas, contando com recursos seguros e eficientes que possibilitam:

  • Programar cobranças por recorrência, que pode ser configurada desde a matrícula;
  • Conectar seu negócio a mais adquirentes, garantindo melhores condições de vendas;
  • Oferecer diversidade de opções de formas de pagamento para os clientes;
  • Melhorar a sua gestão de contas a receber, que passa a contar com mais previsibilidade.

Agora que você já conhece as vantagens que a Cyclopay oferece à sua instituição de ensino, o que está esperando para garantir mensalidades pagas com recorrência?

Venha agora para a Cyclopay e otimize as entradas financeiras da sua escola ou faculdade!


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Posts relacionados