Mercado

Controle de caixa escolar: veja como fazer e sua importância

28 de março de 2023

Desde escolas de educação infantil até universidades, manter um controle de caixa escolar preciso e organizado das receitas e despesas é fundamental. Isso almeja garantir a estabilidade financeira da instituição e evitar problemas futuros, especialmente quando o setor sofre com o fantasma da inadimplência.

Segundo levantamento realizado em 2022, mais de 30% das instituições de ensino no Brasil sofrem com a inadimplência, impedindo a previsibilidade financeira e afetando diretamente o cotidiano da instituição.

Além disso, ter controle da gestão financeira escolar também pode ajudar a identificar oportunidades para otimizar custos e realizar investimentos, permitindo que a escola utilize seus recursos da forma mais eficiente possível.

Neste conteúdo exclusivo, exploraremos os principais benefícios do controle de caixa escolar, bem como as principais estratégias e ferramentas que podem ser usadas para implementar essa prática de forma eficaz.
Se você é um gestor escolar ou trabalha na equipe financeira de uma instituição educacional, este post é para você. Confira!

  • Afinal, o que é fluxo de caixa escolar?
  • Qual é a importância do controle financeiro escolar?
  • Dicas de como fazer uma boa gestão financeira escolar.
  • Conheça agora a plataforma que vai transformar o controle financeiro da sua escola.

Afinal, o que é fluxo de caixa escolar?

Antes de falarmos sobre como realizar um fluxo de caixa escolar de maneira eficiente e destacar seus benefícios, é importante explicar o que ele significa.

Isso porque é muito comum que as pessoas confundam o fluxo com outras ferramentas financeiras, como por exemplo o orçamento.

O controle de fluxo de caixa escolar é uma ferramenta financeira que permite a gestão dos recursos financeiros de uma escola, desde o controle das despesas e receitas até a análise do saldo disponível em caixa durante um período determinado.

Ele serve como um instrumento que ajuda a identificar a movimentação financeira da instituição, ou seja, o registro do dinheiro que entra e sai do caixa da escola.

O controle desse fluxo é essencial para a organização financeira e a tomada de decisões estratégicas, e é sobre isso que vamos dar mais detalhes no próximo tópico. Acompanhe!

Qual é a importância do controle financeiro escolar?

Como já citamos, o controle do fluxo de caixa escolar é essencial para garantir a saúde financeira da instituição e para a tomada de decisões estratégicas.

Um controle eficiente dos recursos financeiros permite à escola manter, por exemplo, as contas em dia, investir em melhorias e cumprir com suas obrigações financeiras.

Estar atento à gestão financeira e utilizar corretamente ferramentas como o controle do fluxo de caixa, é fundamental para que a instituição de ensino tenha uma base e não sofra com as flutuações do mercado.

Para que você tenha uma ideia, só no estado de São Paulo, a inadimplência e a inflação provocaram um aumento acima dos 10% nas mensalidades na virada do ano letivo de 2022 para 2023. Esse tipo de situação afeta muitas vezes o fluxo de rematrícula e a campanha de novas matrículas.

Além disso, o controle financeiro escolar é importante por diversas outras razões:

  1. Tomada de decisões mais assertivas: o controle financeiro em uma instituição escolar fornece informações importantes para a tomada de decisões estratégicas, permitindo que os gestores tenham uma visão clara da situação financeira da escola e possam tomar decisões mais conscientes e embasadas em dados;
  2. Redução de custos: o controle do fluxo de caixa escolar permite também identificar gastos desnecessários e buscar formas de reduzir os custos, sem comprometer a qualidade do ensino e os serviços prestados aos alunos;
  3. Transparência e prestação de contas: investir em um sistema de controle de caixa também é importante para garantir a transparência na gestão dos recursos financeiros da escola e a prestação de contas aos sócios e investidores da instituição;
  4. Sustentabilidade financeira: uma gestão financeira escolar eficiente é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira da escola, permitindo que a instituição mantenha suas atividades e invista em melhorias e inovações para os alunos e para a comunidade na qual está inserida.

Por essas razões, é fundamental que a escola adote um controle financeiro eficiente, com uma gestão responsável e transparente dos recursos financeiros, a fim de garantir o bom funcionamento da instituição e o bem-estar dos alunos, professores e colaboradores.

Mas você deve estar se perguntando como isso é possível, não é mesmo? Para descobrir, continue a leitura!

Dicas de como fazer uma boa gestão financeira escolar

As vantagens que uma instituição de ensino adquire ao controlar com mais eficiência seu sistema de fluxo de caixa são atrativas e podem ser utilizadas, quando alcançadas, como diferencial competitivo frente à concorrência.

Mas para implementar um bom controle de fluxo de caixa escolar, é necessário seguir alguns passos básicos, como:

  • Registrar todas as receitas e despesas: o primeiro passo é fazer o registro de todas as movimentações financeiras da escola, sejam elas receitas, como mensalidades, matrículas, doações e patrocínios; ou despesas, como salários, fornecedores, manutenção, impostos, entre outros;
  • Organizar os registros em categorias: depois de registrar todas as movimentações financeiras, é importante organizá-las em categorias para facilitar a análise. Por exemplo, despesas com pessoal, despesas administrativas, receitas com mensalidades, receitas com patrocínios etc.;
  • Analisar o saldo em caixa: a partir das informações registradas e organizadas, é possível analisar o saldo disponível em caixa. Essa análise é importante para verificar se a escola está operando com lucro ou prejuízo, bem como para identificar possíveis falhas no processo;
  • Planejar as ações futuras: com base nas informações registradas e analisadas, é possível planejar as ações futuras, como investimentos, cortes de despesas, reajustes de mensalidades, entre outras;
  • Proporcionar maior previsibilidade nas entradas: investindo em uma plataforma que garante escalabilidade às entradas, como a Cyclopay, você garante mais segurança com cobranças automatizadas e dispõe de condições comerciais mais competitivas, conectando sua instituição a todas as adquirentes e proporcionando melhor experiência, oferecendo todos os meios de pagamento.

Além disso, é importante destacar que o controle de fluxo de caixa escolar precisa ser feito de forma constante e periódica, para que a gestão financeira da escola seja sempre eficiente e bem-sucedida.

A melhor forma de não sofrer com flutuações do mercado e tornar a gestão financeira mais previsível e saudável, é investindo em uma solução de pagamento por recorrência. Você sabe o que isso significa?

Se você não sabe ou quer entender mais sobre o assunto, fique atento ao próximo tópico!

Conheça agora a plataforma que vai transformar o controle financeiro da sua escola

Como explicamos, um dos grandes vilões da gestão financeira de uma escola são as flutuações, que desequilibram o caixa e dificultam a implantação de melhorias.

Sendo assim, já imaginou como seria o controle financeiro da sua instituição se você pudesse simplesmente automatizar o pagamento das mensalidades dos alunos?

Parece um sonho, não é? Mas implantar essa nova realidade na sua escola é mais simples do que você imagina.

A Cyclopay está revolucionando o modelo de cobrança das mensalidades das instituições, unindo tecnologia e expertise financeira em uma solução de vendas para o seu empreendimento.

Com recursos inteligentes e de fácil implantação, a Cyclopay proporciona à sua instituição um jeito descomplicado de gerir seu faturamento, garantindo facilidades e maior volume nas entradas, como:

  • Programação de cobrança, que pode ser automatizada a partir da matrícula;
  • Melhor experiência para os clientes que podem ter acesso a todas as formas de pagamento;
  • Otimização do gerenciamento de contas a receber, que passa a contar com mais previsibilidade.

Além disso, você transforma o pagamento das mensalidades em um atrativo, já que o seu cliente pode acumular milhas por meio das cobranças realizadas no cartão de crédito.

Agora que você já conhece todos os benefícios que a Cyclopay oferece à sua instituição de ensino, o que você está esperando para ter mais volume de entradas e garantir mensalidades pagas com recorrência?

Venha agora para a Cyclopay e otimize as entradas no fluxo de caixa da sua escola!


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Posts relacionados