Mercado

Dicas de planejamento financeiro para negócios

5 de junho de 2023

Gerir um negócio com sucesso exige muito mais do que apenas ter uma boa ideia ou produto. É necessário ter um planejamento financeiro sólido e eficiente para garantir que a empresa seja sustentável e rentável a longo prazo.

No entanto, muitos empreendedores enfrentam dificuldades ao lidar com finanças empresariais, seja por falta de conhecimento ou por não saberem por onde começar.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar dicas valiosas de planejamento financeiro para negócios, que ajudarão a otimizar a gestão financeira da sua empresa e a alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva. Acompanhe!

  • O que é planejamento financeiro?
  • Por que fazer um planejamento financeiro corporativo?
  • 5 dicas para implementar um planejamento financeiro corporativo

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é uma prática fundamental para a gestão de finanças pessoais e empresariais. Em sua essência, ele consiste em antecipar e estabelecer objetivos financeiros, bem como delinear as estratégias para alcançá-los.

No âmbito empresarial, esse planejamento também engloba outros aspectos como:

  • Análise de receitas e despesas;
  • Estudo do fluxo de financeiro;
  • Elaboração de orçamentos;
  • Controle de gastos.

O planejamento financeiro empresarial também deve levar em conta as tendências do mercado e os riscos, além de avaliar a viabilidade de novos projetos e investimentos.

Em suma, a construção de um planejamento financeiro garante que a empresa tenha saúde financeira e seja capaz de honrar suas obrigações, gerar lucros e crescer de forma sustentável a longo prazo.

Por que fazer um planejamento financeiro corporativo?

Fazer um planejamento financeiro corporativo é essencial para garantir a saúde financeira e a longevidade de uma empresa.

Sem um planejamento adequado, a empresa corre o risco de enfrentar problemas de:

  • Fluxo de caixa;
  • Acúmulo de dívidas;
  • Em casos extremos, falência.

Um exemplo sobre esse último ponto é que, segundo estudo do Sebrae, apenas 10% das empresas de pequeno e médio porte contam com um planejamento financeiro bem estruturado, o que nos leva a uma reflexão sobre a chamada mortalidade corporativa.

Pois de acordo com dados da Receita Federal, aproximadamente 20% das empresas de médio porte fecham as portas no Brasil. Entre as principais causas estão:

  • Gestão ineficaz de recursos;
  • Inexistência de planejamento estratégico;
  • Falta de dinheiro para novos investimentos e capital de giro;
  • Dificuldade na atração de clientes.

Tudo isso cria uma tempestade perfeita, que é ainda mais agravada com flutuações econômicas e altas taxas de juros.

Essas questões reforçam a importância de investir em planejamento financeiro corporativo, que, além de tudo, pode ajudar a identificar riscos e oportunidades de mercado, permitindo que a empresa se prepare para imprevistos e esteja pronta para aproveitar chances de crescimento.

Por isso é necessário investir, por exemplo, em soluções como a da Cyclopay, que simplificam a gestão das entradas financeiras e geram mais previsibilidade para o negócio. Tudo isso por meio de tecnologia e expertise financeira.

5 dicas para implementar um planejamento financeiro corporativo

Como já detalhamos nos tópicos anteriores, fazer um planejamento financeiro corporativo é essencial para garantir a saúde financeira e a longevidade de uma empresa.

Mas isso só é possível com um planejamento bem estruturado que ajude a tomar decisões estratégicas e embasadas, definir metas financeiras e evitar problemas de fluxo financeiro e dívidas acumuladas.

E para lhe auxiliar nessa jornada, listamos abaixo 5 dicas para implementar um planejamento financeiro corporativo eficiente e alcançar os objetivos financeiros na sua empresa. Confira:

Identifique padrões no seu orçamento

Uma das primeiras dicas para implementar um planejamento financeiro corporativo é identificar padrões no orçamento da empresa.

Analise as despesas e receitas mensais, e identifique quais são os gastos recorrentes e quais são os custos variáveis. A partir dessa análise, é possível definir um orçamento realista e estabelecer metas financeiras mais assertivas.

Descubra todos os seus custos no planejamento financeiro empresarial

Ao implementar um planejamento empresarial, é fundamental descobrir todos os custos envolvidos na operação da empresa.

Isso inclui os custos fixos, que são aqueles que não variam de acordo com a produção ou vendas da empresa, como aluguel, salários e impostos, e os custos variáveis, que variam de acordo com a produção ou vendas da empresa, como matérias-primas e comissões de vendas.

É importante lembrar que existem custos ocultos que podem passar despercebidos durante o processo de planejamento financeiro.

Esses custos incluem, por exemplo, multas e juros de atrasos em pagamentos e manutenção de equipamentos.

Faça uma previsão de orçamento

Uma previsão de orçamento é uma estimativa dos gastos e receitas da empresa em um determinado período de tempo, e deve ser parte de um planejamento financeiro corporativo.

A previsão é uma ferramenta importante, pois permite que a empresa antecipe possíveis problemas financeiros e tome medidas preventivas para evitá-los.

Além disso, a previsão de orçamento ajuda a empresa a se preparar para investimentos e expansões futuras.

Compreenda seus custos

Compreender os custos envolvidos em cada processo da empresa é essencial para o planejamento corporativo. Isso inclui entender:

  • Custos de produção;
  • Custos de vendas;
  • Custos de logística etc.

Com essa compreensão, é possível otimizar os processos e reduzir custos, sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços.

Entenda e registre sua movimentação financeira

Por fim, é fundamental entender e registrar a movimentação financeira da empresa. Isso significa acompanhar o fluxo de caixa diariamente e registrar todas as receitas e despesas, incluindo as menores transações.

Uma solução de cobrança recorrente, por exemplo, pode ajudar a ter mais previsibilidade nas receitas, facilitando a gestão financeira.

E quando o assunto é cobranças recorrentes e maior previsibilidade das entradas, você precisa saber mais sobre a solução que entrega todas essas facilidades com eficácia e sustentabilidade para o seu negócio.

Estamos falando da Cyclopay, a plataforma de gestão completa de suas receitas recorrentes. Com ela, sua empresa conta com soluções que ajudam a fidelizar seus clientes e aumentar o volume de entradas, como por exemplo:

  • Pagamentos automatizados no cartão, Pix e boleto;
  • Todas as funcionalidades de uma empresa com foco na gestão de recorrência;
  • Suporte de experts em vendas recorrentes.

Então não deixe sua empresa ficar para trás, comece a desfrutar dos benefícios da nossa tecnologia!

Conte com a Cyclopay para o planejamento financeiro do seu negócio e tenha mais previsibilidade e eficiência na gestão de suas entradas financeiras.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Posts relacionados