Tecnologia

Ganhe eficiência nos pagamentos recorrentes com estas dicas

25 de abril de 2022

Bill Gates, o fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, disse certa vez: “O avanço da tecnologia é baseado em fazer com que ela se encaixe de forma que você nem perceba, fazendo parte da vida cotidiana”. A mesma descrição vale para os pagamentos recorrentes.

A ideia do sistema de pagamentos recorrentes é funcionar com mais segurança e de forma tão perfeita e integrada que não desperte a atenção dos usuários das plataformas de serviços recorrentes. Afinal, a expectativa dos consumidores é comprar e receber um produto ou serviço com praticidade e o máximo de conveniência possível.

Para que isso aconteça, existem alguns cuidados que devem ser adotados pelo estabelecimento comercial para que o negócio funcione da melhor maneira possível e, claro, ganhe eficiência. Confira:

Preste atenção à segurança

 

Esse é um dos itens mais importantes que deve ser considerado antes de o tomador de serviços optar por uma plataforma de pagamentos recorrentes. A empresa tem acesso a muitos dados confidenciais, como por exemplo nome, endereço, CPF e número do cartão de crédito dos seus clientes.

Portanto, esses dados precisam ser armazenados em algum lugar seguro porque serão usados nos pagamentos recorrentes. Fique atento, então, à forma como a plataforma escolhida por você trata dessas informações sensíveis. Procure saber quais certificações, procedimentos e políticas de prevenção usam contra hackers e outros tipos de ataques.

Vale destacar que, especialmente após a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada em 2018 mas em vigor desde agosto de 2020, a segurança desses dados deve ser levada ainda mais a sério. Caso contrário, a sua empresa pode ser responsabilizada judicialmente e o cliente que tiver os dados expostos vai romper o contrato.

Além disso, vale lembrar que falhas na segurança dos pagamentos podem levar a fraudes, pedidos de cancelamento e prejuízo financeiro para os clientes de pagamento recorrente e para o seu negócio.

Seja transparente e comunique-se de forma clara

Outro cuidado que o prestador de serviço deve ter é manter a proximidade com seus clientes. Isso ajuda não apenas a estreitar o relacionamento, mas também a melhorar a performance do seu negócio. O relacionamento direto, claro e transparente ajuda a otimizar a gestão do sistema porque você pode, com facilidade, mapear problemas e a insatisfação deles, corrigindo rapidamente qualquer entrave.

Sem falar que, ao manter um diálogo direto, sua empresa consegue aplicar técnicas para atrair e reter clientes. Além disso, esse contato prolonga a relação e os estimula a usar mais serviços e produtos da sua empresa.
É importante estimular também o seu cliente a falar e apontar itens que não o satisfaçam. Dessa forma, você pode corrigir o que for necessário para criar uma relação mais duradoura.

Relações comerciais também precisam ser transparentes. Então, quando o seu cliente entende de forma bem clara os benefícios e entregas da sua empresa, fica motivado a continuar com você.

Fique atento à plataforma que vai contratar

 

Antes de escolher uma plataforma, pense na opção que pode oferecer mais opções para customizar ofertas comerciais e serviços, além de permitir uma relação mais próxima com seus clientes de pagamento recorrente. Na Cyclopay, você encontra um leque de possibilidades para criar políticas comerciais dinâmicas e customizadas que o ajudam a gerenciar sua carteira de clientes e otimizar a relação com eles.

De forma bem prática, logo após a contratação, você demora no máximo uma hora para criar e divulgar as primeiras ofertas nas redes sociais e testar modelos que estejam de acordo com os seus negócios, e conta também com:

  • Ferramentas para reduzir a inadimplência e os atrasos nas mensalidades;
  • Negociação de forma individualizada com cada cliente inadimplente;
  • Possibilidade de programar a cobrança da mensalidade, sem acumular despesas dentro do mesmo período;
  • Criação de ofertas personalizadas, com o jeito do seu negócio. Com isso, você tem previsibilidade do faturamento, por exemplo;
  • Estabelecimento de opções diferenciadas de preço para atrair e reter clientes com perfis distintos;
  • Você mesmo pode programar um check-out personalizado, com sua identidade visual, sem precisar de um web designer para isso;
  • Também é possível criar cupons em datas e oportunidades especiais para conquistar seus clientes;
  • Verificar o número de clientes insatisfeitos ou que pediram cancelamento. Ao saber disso rapidamente, é possível corrigir as estratégias do seu negócio;
  • Ao ter conhecimento desses dados, você também avalia se é necessário reinvestir na sua base de clientes ou captar novos para gerar mais lucro.

Ao observar este breve roteiro, você vai conseguir melhorar a segurança e o relacionamento com os seus clientes de pagamento recorrente. Além disso, você poderá também melhorar a performance do seu negócio.

Vale lembrar que é necessário que o seu assinante conte com uma plataforma que ofereça mais flexibilidade e facilidade para escolher o tipo de pagamento que deseja e que seja o melhor para a realidade dele.

Por isso, é tão importante contar com uma plataforma prática e que ofereça essa opção para o seu negócio e, consequentemente, para o seu cliente. No sistema de pagamento recorrente, a máxima de que o cliente tem sempre razão pode significar o sucesso do seu negócio, com o aumento das vendas e mais lucratividade.


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Posts relacionados