Mercado

Plano recorrente: conheça todos os detalhes

11 de março de 2024

Se você está buscando uma forma conveniente e eficiente de gerenciar suas finanças ou garantir acesso contínuo a determinados serviços, um plano recorrente pode ser a solução ideal para suas necessidades.

Isso porque oferecem conveniência, previsibilidade e eficiência para consumidores e empresas. Ao longo deste artigo, exploraremos os benefícios, os desafios e as diferentes aplicações dos planos recorrentes.

Vamos analisar como essa abordagem está transformando setores inteiros, proporcionando aos consumidores uma experiência mais fluida e aos negócios uma fonte consistente de receita

Confira!

O que é o plano recorrente?

O plano recorrente é uma estratégia de pagamento em que os consumidores comprometem-se a realizar pagamentos regulares, geralmente em intervalos fixos, em troca de acesso contínuo a produtos ou serviços.

Esse modelo visa proporcionar conveniência tanto para os consumidores quanto para os provedores de serviços, eliminando a necessidade de transações individuais a cada utilização.

Exemplos práticos de plano recorrente

Salões de beleza

Em salões de beleza, os planos recorrentes tornaram-se uma tendência, permitindo que os clientes agendem pacotes mensais para serviços como:

  • Cortes de cabelo;
  • Coloração;
  • Tratamentos estéticos.

Esse modelo de oferta entrega uma experiência contínua para os clientes e uma receita estável para os salões.

Academias

Planos recorrentes em academias possibilitam aos frequentadores acesso regular às instalações, promovendo a consistência nos hábitos de exercício. Esses planos são uma opção completa para quem busca uma vida saudável, e muitas vezes incluem:

  • Valores em condições especiais;
  • Aulas específicas;
  • Serviços adicionais.

Clubes e associações

Clubes sociais e associações muitas vezes adotam planos recorrentes para facilitar a participação contínua de seus membros. Esses planos podem incluir taxas mensais que cobrem eventos, atividades e manutenção das instalações, proporcionando uma experiência mais fluida para os participantes.

Assinaturas de streaming

Um exemplo amplamente reconhecido é o modelo de assinatura de streaming, onde os usuários pagam uma taxa mensal para acessar uma vasta biblioteca de conteúdo audiovisual. Isso elimina a necessidade de compras individuais de filmes ou músicas, oferecendo uma experiência de entretenimento contínua.

Assinaturas de SaaS (Software as a Service)

Empresas que oferecem serviços baseados em nuvem, como softwares de gerenciamento, adotam planos recorrentes para fornecer aos clientes acesso contínuo às atualizações e suporte. Essa abordagem permite que as empresas e usuários usufruam de funcionalidades avançadas de forma constante, mantendo-se atualizados com as últimas inovações.

Esses exemplos destacam a diversidade de setores que adotaram os planos recorrentes como uma abordagem eficaz para aprimorar a experiência do cliente e garantir uma receita consistente.

Ao simplificar transações e proporcionar acesso regular aos produtos ou serviços, o plano recorrente demonstra sua versatilidade e aplicabilidade em diversas áreas da vida cotidiana.

Quais são as diferenças entre plano recorrente e parcelamento?

Entender as diferenças fundamentais entre plano recorrente e parcelamento é fundamental para quem busca otimizar as estratégias financeiras de seu negócio e oferecer a modalidade de pagamento que melhor atende às necessidades de seus clientes.

Embora ambos os modelos facilitem pagamentos ao longo do tempo, eles apresentam características distintas que impactam diretamente a gestão financeira e a experiência do usuário.

Como já explicamos, o plano recorrente é uma estratégia de cobrança baseada na renovação automática de um produto ou serviço em intervalos regulares, como mensal ou anualmente.

Sua principal vantagem é a conveniência para o usuário, que usufrui de um acesso contínuo ao serviço sem interrupções, e para o negócio, que garante uma receita previsível e constante.

Características chave do plano recorrente incluem:

  • Cobrança automática: o pagamento é realizado automaticamente na data de renovação, sem necessidade de ação por parte do cliente.
  • Flexibilidade: muitos planos oferecem a opção de cancelamento a qualquer momento, proporcionando maior controle ao consumidor sobre suas assinaturas.
  • Previsibilidade de receita: para os negócios, gera uma receita estável e previsível, facilitando o planejamento financeiro e a gestão de fluxo de caixa.

O parcelamento, por outro lado, refere-se à divisão de um pagamento único em várias parcelas menores, geralmente sem juros, pagas em intervalos definidos (como mensalmente). Este modelo é frequentemente utilizado em compras de valor mais alto, permitindo que os consumidores adquiram bens ou serviços imediatamente sem desembolsar o valor total de uma vez.

Vale destacar que, na recorrência, não há comprometimento do limite de crédito do cartão, pois não está vinculado a uma única transação de alto valor, enquanto no parcelamento o limite é afetado, pois está associado a uma única compra que é dividida em várias parcelas.

Vantagens dos planos recorrentes

Os planos recorrentes têm conquistado cada vez mais espaço nos hábitos de consumo, e isso não é por acaso. Essa abordagem de pagamento oferece uma série de vantagens que se alinham tanto às necessidades dos consumidores quanto às estratégias eficazes para as empresas.

Vamos explorar algumas das vantagens-chave dos planos recorrentes:

  1. Previsibilidade financeira: ao aderir a um plano recorrente, os consumidores podem antecipar e planejar suas despesas de forma mais eficaz, pois sabem exatamente quanto irão gastar em determinado período;
  2. Conveniência para o consumidor: a praticidade é um dos maiores atrativos dos planos recorrentes. Os clientes não precisam se preocupar com transações individuais a cada uso, tornando a experiência de compra mais suave e rápida;
  3. Fidelização do cliente: ao proporcionar uma experiência contínua e conveniente, os planos recorrentes contribuem para a fidelização do cliente. Os usuários que encontram valor nesse modelo são mais propensos a manter sua associação a longo prazo;
  4. Receita consistente para empresas: para as empresas, os planos recorrentes oferecem uma fonte estável de receita. Isso permite uma previsibilidade financeira mais robusta, facilitando o planejamento estratégico e o investimento em melhorias contínuas;
  5. Menos barreiras de entrada: em alguns casos, os planos recorrentes reduzem as barreiras de entrada para os consumidores, tornando produtos ou serviços mais acessíveis ao distribuir os custos ao longo do tempo;
  6. Personalização e adaptação: as empresas podem personalizar planos recorrentes para atender às necessidades específicas de diferentes segmentos de clientes, oferecendo flexibilidade e adaptabilidade às preferências do mercado.

Outra vantagem é que, para pequenas empresas, os planos recorrentes podem proporcionar uma base financeira mais sólida, facilitando a gestão de fluxo de caixa e a estabilidade operacional.

BÔNUS: Garanta o sucesso do seu plano recorrente com a Cyclopay

A Cyclopay pode oferecer a solução mais completa e segura para otimizar vendas de planos recorrentes com rapidez e flexibilidade. Garanta agora vantagens competitivas, como:

  • Ter mais controle das suas vendas: acompanhe as receitas oriundas da inadimplência recuperada. Os recursos da Cyclopay lhe permitem tomar um amplo leque de providências destinado a reduzir seu churn;
  • Otimizar o atendimento aos seus clientes: visualize o histórico completo de seu cliente em uma única tela, com as cobranças emitidas e o status de cada uma, além do total recebido, das cobranças que irão vencer e das cobranças que já estão vencidas;
  • Aumentar suas receitas previsíveis: confira as informações essenciais para gerenciar as receitas da empresa, como assinaturas ativas, ticket médio, cobranças e pagamentos recebidos no mês.

Tudo o que você precisa para começar a receber assinaturas e pagamentos recorrentes de forma fácil e rápida em um só lugar.

Fale com a Cyclopay e veja o que podemos fazer pelo seu negócio!


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Posts relacionados