E-commerce

Plataforma de cobrança recorrente: entenda como funciona a cobrança online

25 de abril de 2023

Uma plataforma de cobrança recorrente é um meio para os mercados de todos os tipos aproveitarem o modelo e as vantagens da recorrência para seus negócios.

Isso porque, com auxílio de uma plataforma de cobrança recorrente, as empresas podem oferecer aos clientes a opção de pagar por produtos ou serviços com uma cobrança programada no cartão de crédito, por exemplo.

E neste artigo, vamos explicar como as plataformas funcionam, suas diferenças e como uma plataforma de cobrança recorrente pode ajudar sua empresa a ter mais controle sobre as entradas, bem como a fidelizar seus clientes. Acompanhe!

  • O que é uma plataforma de cobrança recorrente?
  • Quais são os tipos de plataforma de cobrança recorrente?
  • O que considerar na hora de escolher um sistema?
  • Saiba o porquê de a Cyclopay ser a plataforma de cobrança recorrente ideal para o seu negócio

O que é uma plataforma de cobrança recorrente?

Uma plataforma de cobrança recorrente é um sistema que automatiza o processo de cobrança para pagamentos periódicos, como assinaturas de planos ou mensalidades. Essa tecnologia permite que empresas coletem pagamentos de forma eficiente, evitando atrasos e melhorando a experiência do cliente.

Além disso, as plataformas de cobrança recorrente oferecem recursos como:

  • Gestão de inadimplências;
  • Cancelamento de assinaturas;
  • Renovação automática de assinaturas.

É importante ressaltar que, com a flutuação econômica e o aumento da taxa Selic, a qual hoje está acima dos 13%, houve um aumento do número de inadimplentes no país em relação à série histórica dos últimos oito anos, segundo o SPC.

No entanto, com a adoção de uma plataforma de cobrança recorrente, existe a possibilidade do aumento dos pagamento, já que uma boa plataforma de cobrança oferece mais opções de meios de pagamento, incluindo cartão de crédito.

E tudo isso é feito de forma segura e conveniente para o cliente, garantindo uma boa relação entre empresa e consumidor.

Entre as vantagens de investir em uma plataforma de cobrança recorrente, podemos citar:

  • Aumento das receitas previsíveis e redução de custos;
  • Maior fidelização do cliente;
  • Cobranças e formas de negociação personalizadas;
  • Mais eficiência na recuperação da fatura mal sucedida.

Outra vantagem é que, com uma plataforma de cobrança recorrente, as empresas podem se concentrar em seu core business, enquanto deixam a gestão das cobranças em boas mãos.

Quais são os tipos de plataforma de cobrança recorrente?

Segundo um estudo recente, até o ano de 2025, é esperado um crescimento no mercado de pagamento por assinatura, que deve passar de mais de US$ 1 trilhão em valor de mercado.

Isso se dá pelas vantagens oferecidas aos consumidores e a versatilidade de segmentos que esse modelo de cobrança abarca, como por exemplo:

  • Clube de assinatura;
  • Mensalidade de academias;
  • Pagamento de mensalidade escolar;
  • Taxa condominial.

Existem vários tipos de plataforma de cobrança recorrente disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e recursos. Por isso, listamos abaixo os principais tipos de plataforma de cobrança recorrente. Veja:

  1. Plataforma de pagamento recorrente: essas plataformas oferecem recursos avançados, como a gestão de planos de assinatura, faturamento pro rata e renovação automática de assinaturas, ou seja, automatiza os pagamentos periódicos;
  2. Plataforma de vendas recorrentes e assinaturas: permitem a gestão de todas as especificidades da recorrência, como período de trial, condições de pagamento variadas para um mesmo plano, multas de cancelamento, etc.;
  3. ERPs integrados à plataforma de gerenciamento de assinatura: são sistemas de gestão empresarial que possuem um módulo específico para cobrança recorrente. Esses sistemas permitem a automatização do processo de cobrança e podem ser integrados a diferentes gateways de pagamento.

Na hora de escolher o tipo de plataforma de cobrança recorrente mais adequado para o seu negócio, é importante avaliar as opções disponíveis no mercado e escolher a que melhor atenda às suas demandas.

O que considerar na hora de escolher um sistema?

Escolher um sistema de cobrança recorrente pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente considerando que existem diversas opções no mercado.

Entretanto, se você levar os pontos que listamos abaixo em consideração, essa tarefa se tornará muito mais fácil e vantajosa para o seu negócio. Confira:

  • Recursos oferecidos: avalie os recursos oferecidos pela plataforma de cobrança recorrente, como diversidade de opções de pagamento, gestão de planos de assinatura, renovação automática, notificações de cobrança, gestão de inadimplências e relatórios de faturamento;
  • Integração via API: verifique quais gateways de pagamento a plataforma de cobrança recorrente suporta e se é possível integrá-la com outros sistemas que você já utiliza, como softwares de gestão empresarial ou CRM;
  • Segurança de dados: a segurança é fundamental quando se trata de cobrança online. Por isso, é importante se certificar de que a plataforma de cobrança recorrente adota medidas de segurança adequadas para garantir a proteção dos dados dos seus clientes e as transações financeiras.

Ao levar em consideração esses pontos, você poderá escolher uma plataforma de cobrança recorrente que atenda às suas necessidades e ajude a otimizar o processo de cobrança da sua empresa.

Saiba o porquê de a Cyclopay ser a plataforma de cobrança recorrente ideal para o seu negócio

Automatizar suas cobranças recorrentes é mais fácil e rápido do que você imagina. Sabe o porquê?

A Cyclopay está revolucionando o jeito de fazer cobranças recorrentes, com uma solução moderna e digital para posicionar o seu negócio à frente do mercado com maiores tendências tecnológicas.

Com iniciativas inteligentes e de fácil implementação, a Cyclopay te ajuda a gerenciar suas entradas, com:

  • Pgtos automatizados no cartão, Pix e boleto;
  • todas as funcionalidades de uma empresa com foco na gestão de recorrência
  • Atendimento por experts de vendas recorrentes

Agora que você já conhece as vantagens de investir na Cyclopay para automatizar suas cobranças recorrentes e melhorar as entradas de caixa do seu negócio, o que está esperando para contar com essa tecnologia na sua empresa?

Venha agora para a Cyclopay e conte com mais previsibilidade e eficiência na gestão de entradas financeiras do seu negócio!


Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Assine nossa newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas novidades sobre receita recorrente.

Assinada com sucesso

Posts relacionados